Junte-se a mais de 100,000 pessoas que recebem conteúdos semanais por e-mail.
Lucilia Diniz desmistifica o que significa viver bem a vida, por dentro e por fora.
Corpos lindos, dentes nem tanto. Segundo estudo na Alemanha, atletas têm problemas nos dentes. Ou a causa é o excesso de treino, ou a culpa é das bebidas esportivas e barrinhas energéticas, que todo mundo consome sem preocupação.
Suando para convencer – Estudo diz que bebidas esportivas não trazem benefício
20 minutos para mudar a sua vida – LIT (Lucilia Diniz Intensive Training)
Certamente, este é um assunto que passa por último pela cabeça de um atleta. Mas é a primeira coisa a ser notada quando ele se encontra no alto do pódio.
Exercícios vigorosos podem fazer muito bem para a performance esportiva. Mas, em pesquisa do Hospital Universitário de Heidelberg, publicada no The Scandinavian Journal of Medicine& Science in Sports, podem contribuir para a deterioração da saúde bucal.
Para chegar à conclusão, os cientistas avaliaram 35 triatletas e 35 adultos saudáveis, mas que não praticavam esportes. Todos foram analisados, tendo também respondido a um questionário sobre seus hábitos alimentares, incluindo o consumo de bebidas esportivas, higiene oral e rotina de exercícios – se houvesse.
Comparado ao grupo de controle, os atletas demonstraram maior erosão nos dentes e mais cáries. E, quanto mais comprometidos com o treinamento, pior o estado de seu sorriso. Aparentemente, isso se deve a uma mudança da alcalinidade da saliva, que leva ao desenvolvimento de tártaro e outros problemas correlatos.
Outra hipótese é a de que o excesso de bebidas repositoras de sais minerais, também conhecidas como isotônicos, pode ser um fator de risco para o surgimento de cáries. O pH alto de algumas dessas bebidas pode acelerar a erosão dentária, levando atletas a sentirem dor e sensibilidade exagerada.
Para evitar o problema, a dica é beber água. Praticar uma boa escovação e usar o fio dental com mais atenção também devem fazer parte da rotina dos atletas. E visitar o dentista tanto quanto a linha de chegada deve ser uma meta a ser planejada. A ideia é garantir que o sorriso fique tão em forma quanto seu corpo.
Junte-se a mais de 100,000 pessoas que recebem conteúdos semanais por e-mail.
Lucilia Diniz desmistifica o que significa viver bem a vida, por dentro e por fora.