Junte-se a mais de 100,000 pessoas que recebem conteúdos semanais por e-mail.
Lucilia Diniz desmistifica o que significa viver bem a vida, por dentro e por fora.
Quem trabalha sabe o quanto é duro pagar as contas. E já percebeu que estamos vivendo uma época de inflação em alta. Mas, antes de sair reclamando, confira a lista das cidades onde mais se coloca a mão no bolso. Você vai ver que está até no lucro.
O site Expatistan é uma calculadora do custo de vida. Sua função é fornecer informações aos expatriados (pessoas que se mudam de seus países por inúmeros motivos), com o objetivo de facilitar a escolha de um destino que possa ser seu novo lar.
Nesta ferramenta online foram cadastrados dados econômicos de mais de 1.500 cidades em todo o mundo. Com ela podemos saber, por exemplo, que o preço de uma refeição em Londres, em restaurante no distrito financeiro, custa cerca de R$ 52. Em São Paulo, R$ 27. Em Caracas, capital da Venezuela, custa 5 reais.
O índice de preços que organiza o ranking (Price Index) foi calculado da seguinte forma. Tomou-se uma cidade, das mais estáveis, como exemplo. A escolhida foi Praga (capital e a maior cidade da República Checa), para a qual foi atribuído o índice 100. Quando a ela todas as outras cidades foram comparadas, foi possível chegar ao número preciso. Neste caso, São Paulo (cujo Price Index é 138) é 38% mais cara que Praga. E Londres é 180 vezes mais (Price Index 280).
Com as informações reunidas, foi montado um ranking das cidades mais caras do mundo. Tomando os exemplos acima, sabemos que Londres é a campeã, a maior cidade do Brasil ocupa a 106ª posição e Caracas é a mas barata de todas as 206 que formam a tabela. Uma curiosidade é o Rio de Janeiro, que figura como 71ª (Brasília é a 125ª). Como é abastecido de forma colaborativa, atualmente por 300 pessoas em todo o mundo, o site está sempre atualizado.
12. Hong Kong, China
14. Haia, Holanda
16. Honolulu, EUA
17. Amsterdam, Holanda
19. Tóquio, Japão
Para navegar pelo mapa interativo, clique aqui para ir ao site Expatistan.
Junte-se a mais de 100,000 pessoas que recebem conteúdos semanais por e-mail.
Lucilia Diniz desmistifica o que significa viver bem a vida, por dentro e por fora.