Só pra contrariar

Por esta você não esperava, a ciência chegou à cozinha. E para exlicar uma coisa aparentemente simples: por que é tão difícil tirar o ketchup do vidro? Parece incrível pensar…

Tempo de leitura: 3 min.

Por esta você não esperava, a ciência chegou à cozinha. E para exlicar uma coisa aparentemente simples: por que é tão difícil tirar o ketchup do vidro? Parece incrível pensar que estão complicando até isso. Na verdade, a ideia é exatamente o contrário.

Em um vídeo da série TED, feito por George Zaidan, ficamos sabendo de algo realmente… científico E como está relacionado à alimentação, consegue ser ao mesmo tempo muito curioso. Em pouco mais de um minuto, ficamos sabendo que o ketchup, assim como a maionese e outros poucos alimentos, são os chamados “fluidos não-newtonianos”.

Só pra contrariar

Este nome vem de Isaac Newton, que elaborou a lei da gravidade. Mas, diferente da água e outros elementos, quando de cabeça para baixo, o ketchup não cai. Entretanto, sua recusa em sair do vidro não tem a ver com maldição. A causa são as partículas formadoras destes fluidos – que se agrupam, ao invés de seguir o fluxo presumivelmente natural das coisas.

Você vai curtir ainda mais o molho de tomate ao saborear, desde que com moderação, junto um belo de um hambúrguer light. Decida esta e outras receitas enquanto assiste ao vídeo para entender melhor.

Gostou desse artigo? compartilhe
Você em primeiro lugar

Junte-se a mais de 100,000 pessoas que recebem conteúdos semanais por e-mail.

Lucilia Diniz desmistifica o que significa viver bem a vida, por dentro e por fora.

Digite um endereço de e-mail válido.
COMPARTILHE ESTE POST
Instagram
YouTube
LinkedIn
Confira também