Relançando a Bíblia

Em time que está ganhando não se mexe, certo? Pois projeto propõe relançar a… Bíblia. Com maior conhecimento sobre impressão e ajuste aos novos hábitos de leitura, o livro sagrado…

Tempo de leitura: 5 min.

Em time que está ganhando não se mexe, certo? Pois projeto propõe relançar a… Bíblia. Com maior conhecimento sobre impressão e ajuste aos novos hábitos de leitura, o livro sagrado vai ficar divino. Quem paga pra ver?

Leia mais:

Começar de novo – A vida é um cardápio de opções
Viagem no tempo – Um olho no passado, outro no presente

O livro mais lido do mundo não é o mais compreendido. Talvez um dos problemas seja um desequilíbrio entre o que os leitores esperam encontrar e como a obra está entregando a mensagem.

Embora 73% dos americanos se declarem católicos, apenas 5% têm contato com a Bíblia. Normalmente impresso em volumes de duas mil páginas, o Livro Sagrado não anima a leitura. Sua estrutura de organização é medieval. As letras são pequenas e antiquadas, o texto vem achatado em colunas e o volume cansa nas mãos. Isso tem pouco a ver com a falta de fé. A questão é de design.

Pensando em como a palavra poderia alcançar mais pessoas se esta questão fosse resolvida, o tipógrafo Adam Lewis Greene está produzindo 2 mil exemplares da Bíblia “perfeita”. No projeto, batizado Bibliotheca, as melhorias anunciadas são muitas.

A primeira é que tudo foi dividido em quatro volumes, dois para o Velho e dois para o Novo Testamento. Com isso, as páginas oferecem espaço que permite ao texto, e o olhar, respirarem. O comprimento da linha do texto, bem como a adoção de uma tipologia exclusiva, otimizaram leitura. Segundo Adam, a vontade de ler as histórias, e realmente entender o que dizem, aumenta. Afinal, o texto é, acima de tudo, literatura.

Com a Bibliotheca, tudo favorece. O papel é off-white, a impressão e o encadernamento, feito com costuras, vem da Alemanha. A obra vem acondicionada em um estojo de madeira, direto dos Estados Unidos. Sem frete, o preço começa em 63 dólares (cerca de 140 reais).

Como este projeto depende de financiamento coletivo, a adesão está sendo feita pelo site Kickstaster. A ideia está pegando. Do valor pretendido, 37 mil dólares, já foram arrecadados 450 mil. E você, vai pagar para ver?

Relançando a Bíblia

Tipografia otimizada para otimizar a leitura

Relançando a Bíblia

Novo e Velho Testamentos em quatro volumes

Assista a seguir ao vídeo que apresenta o projeto Bibliotheca.

Gostou desse artigo? compartilhe
Você em primeiro lugar

Junte-se a mais de 100,000 pessoas que recebem conteúdos semanais por e-mail.

Lucilia Diniz desmistifica o que significa viver bem a vida, por dentro e por fora.

Digite um endereço de e-mail válido.
COMPARTILHE ESTE POST
Instagram
YouTube
LinkedIn
Confira também