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Novo estudo revela que os alimentos têm um sabor melhor se os vemos antes de cheirá-los. E isso pode ser usado para você comer mais.
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Cardápios com fotografias, forno para frangos com grande porta de vidro.
E até aquários de lagostas à entrada de restaurantes.
A ciência garante que estes “truques” fazem a comida ser mais gostosa.
Aparentemente, ver o que vamos comer antes de sequer sentir o aroma faz o alimento ter melhor sabor.
É o que revela um estudo da University of South Florida (Estados Unidos).
Nele, foram feitos quatro experimentos envolvendo biscoitos, snacks de frutas e limonada.
No primeiro, cerca de 200 participantes interagiram com a comida, cada item embrulhado em uma embalagem opaca e transparente.
Cada item foi apresentado em ordens diferentes: visual antes do cheiro, cheiro antes do visual, apenas visual e apenas cheiro.
Apesar de ser o mesmo produto, os participantes avaliaram os snacks de frutas com sabor de morango embalados em um envelope como mais saborosos quando puderam ver o item antes de cheirá-lo, em comparação com quem cheirou o item antes de vê-lo.
Os pesquisadores obtiveram os mesmos resultados quando testaram a percepção do sabor dos biscoitos.
Os mesmos resultados foram replicados quando o teste usou bebidas.
“Isso ocorre porque ser capaz de ver um alimento antes de cheirá-lo ajuda a processar a sugestão do cheiro com mais facilidade, o que por sua vez melhora a percepção do sabor do alimento”.
A explicação é de um dos autores, Dipayan Biswas.
“Basicamente, os aromas desempenham um papel muito crítico em influenciar as percepções do sabor; no entanto, curiosamente, as pessoas podem processar um aroma melhor em seus cérebros quando é precedido por uma dica visual correspondente, como a cor.”
Essas descobertas são altamente benéficas para supermercados.
Pensando assim, os cientistas sugerem que se considere a instalação de displays de vidro para estimular o cliente a escolher um alimento à distância antes de cheirá-lo.
Evidentemente, não conhecem a estratégia das padarias brasileiras, que expõem os frangos assando logo na porta.
O estudo foi publicado no Journal of Consumer Psychology.
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