Acerte no pedido

Você pode não saber o que está pedindo, e ser surpreendida diante de algo que custará dias de boca fechada e treinos mais puxados na academia. Para evitar o que…

Tempo de leitura: 4 min.

Você pode não saber o que está pedindo, e ser surpreendida diante de algo que custará dias de boca fechada e treinos mais puxados na academia. Para evitar o que é proibitivo não é necessário falhar todas as vezes. Confira a lista das armadilhas.

Leia mais:

Cardápio do bem – Fuja da teoria da conspiração
Cardápio voyeur – O que comemos quando ninguém está vendo?

Às vezes, sob uma luz mais intimista e com uma companhia interessante, o cardápio é o que menos prende nossa atenção. Mas, cuidado. Uma desatenção e você pode ser colocada em uma situação complicada – para o regime.

Os cardápios dos restaurantes costumam apresentar termos técnicos que podem acabar sendo armadilha para quem está fazendo dieta. Para não ser vítima de uma escolha calórica, procure fugir dos pratos que contenham ingredientes disfarçados por trás de termos tão bonitos quanto traiçoeiros.

Au Gratin

Quer dizer que o prato é coberto com queijo ralado, pedacinhos de manteiga e farinha de rosca. Em seguida, é levado ao forno para ganhar uma crosta crocante.

Hollandaise

Também conhecido como “sauce hollandaise” ou “molho holandês”, ao contrário do que o nome indica, é originário da França. O termo se refere a todo molho cremoso feito à base de manteiga e gemas de ovos. É servido como acompanhamento clássico para aspargos e peixes.

Au Beurre

O termo é característico da gastronomia francesa e certamente estará no cardápio de restaurantes clássicos. Refere-se a alimentos preparados na manteiga.

Croustade

Termo também francês, que se refere a todo prato feito com crosta de pão ou massa folhada.

Pesto

De origem italiana, pode sabotar as boas intenções, já que é servido também com saladas. Trata-se de um molho com queijo, azeite, nozes, manjericão e alho.

Duxelles

Refere-se de uma guarnição clássica da cozinha francesa, de nome pomposo, que consiste em cogumelos e cebola picados, refogados em manteiga, azeite e vinho branco, até que todo o líquido tenha se evaporado.

Meuinière

Prato preparado na manteiga, temperado com sal, pimenta e sumo de limão.

Mousseline

Mistura espessa, parecida com mousse que, em geral, é enriquecida com creme de leite.

Esta e outras dicas você encontra no meu livro Ponto de Equilíbrio – leia online aqui. Quer mais? Inscreva-se em meu canal no Youtube, para receber avisos de novos conteúdo de nutrição e bem-estar em vídeo!

Gostou desse artigo? compartilhe
Você em primeiro lugar

Junte-se a mais de 100,000 pessoas que recebem conteúdos semanais por e-mail.

Lucilia Diniz desmistifica o que significa viver bem a vida, por dentro e por fora.

Digite um endereço de e-mail válido.
COMPARTILHE ESTE POST
Instagram
YouTube
LinkedIn
Confira também