Café ajuda a perder peso

Para combater o peso extra, passe um cafezinho. Estudo da Universidade da Geórgia identificou um composto químico nas bebidas cafeinadas, o ácido clorogênico, que ajuda a prevenir efeitos danosos do sobrepeso.…

Tempo de leitura: 4 min.

Para combater o peso extra, passe um cafezinho. Estudo da Universidade da Geórgia identificou um composto químico nas bebidas cafeinadas, o ácido clorogênico, que ajuda a prevenir efeitos danosos do sobrepeso.

Leia mais:

A perigosa dose da cafeína – Os riscos não são café pequeno
Rave do bem – Comece o dia com toda a pilha

Consumir duas xícaras de café por dia pode queimar 50 calorias até quatro horas depois. Isso porque a bebida acelera o metabolismo.

E mais: o café atua no sistema nervoso, liberando endorfina. Com isso, proporciona uma sensação de saciedade. E é diurético, ou seja, combate a retenção de líquidos. Nutritivo, traz consigo 30 tipos de minerais, como potássio, manganês, cálcio, sódio, ferro e magnésio.

Além de tudo isso, se você também não passa sem o pretinho básico na xícara, vai gostar de saber que, segundo estudo divulgado na revista científica Pharmaceutical Research, beber café ajuda a prevenir a obesidade.

A pesquisa, feira pela Universidade da Geórgia (Estados Unidos), revelou que o ácido clorogênico presente no café reduz a resistência à insulina e a acumulação de gordura no fígado.

Isso porque a substância é um poderoso antioxidante, que trabalha reduzindo a inflamação do corpo. Exatamente a causa principal das doenças relacionadas à obesidade.

A comprovação foi feita com experiência realizada em cobaias. Durante quatro meses, ratos de laboratório foram alimentados com uma dieta rica em gordura. Duas vezes por semana, os animais receberam doses de ácido clorogênico – em maior concentração que encontramos em alimentos. Os resultados foram prevenção do ganho de peso, manutenção dos níveis normais de açúcar no sangue e fígados mais saudáveis.

Além do café, o ácido clorogênico também é encontrado em frutas e vegetais como maçãs, pêras, tomates e blueberries.

Para os cientistas, ainda faltam estudos que comprovem a eficácia da substância em humanos. Isso significa que tomar mais café não vai ajudar a perder a barriga. Mas os sinais encontrados são animadores.

Entretanto, o ácido clorogênico sozinho não consegue fazer muito. Uma dieta equilibrada, associada à prática regular de exercícios, ainda é o método mais eficaz para reduzir medidas e os riscos de saúde associados à obesidade.

Gostou desse artigo? compartilhe
Você em primeiro lugar

Junte-se a mais de 100,000 pessoas que recebem conteúdos semanais por e-mail.

Lucilia Diniz desmistifica o que significa viver bem a vida, por dentro e por fora.

Digite um endereço de e-mail válido.
COMPARTILHE ESTE POST
Instagram
YouTube
LinkedIn
Confira também