A culpa é só minha?

Na maior parte das vezes em que nos alimentamos, estamos junto a alguém. O problema é que, na hora da balança, subimos sozinhas. Estudo mostra que a escolha do prato…

Tempo de leitura: 3 min.

Na maior parte das vezes em que nos alimentamos, estamos junto a alguém. O problema é que, na hora da balança, subimos sozinhas. Estudo mostra que a escolha do prato é uma busca por aceitação. Será a obesidade uma doença social?

Afinal, a dieta pessoal deveria ser… pessoal. Entretanto, estudo prova que adaptamos nossas dietas às normas sociais. Para chegar a esta conclusão, a equipe do Dr. Eric Robinson, da Liverpool University (Inglaterra), compilou 15 pesquisas, publicadas em onze revistas científicas.

Quando estamos em companhia de pessoas de hábitos saudáveis e mais conscientes com o que comem, a tendência é fazermos escolhas mais leves. E o contrário também é verdade: quando a turma pede uma pizza, fica difícil negar um pedaço. Ou dois. Ou três. A resposta é que comer nos identifica. Se um colega te oferece um doce, você aceita. Se a vovó insiste que raspe o prato, não há como negar. Ou seja, disso depende nossa aceitação nos círculos sociais que frequentamos. E nos quais queremos ascender.

A conclusão é a de que uma alimentação saudável não depende apenas da força de vontade. Além de lutar contra as tentações diárias à mesa, é preciso enfrentar todo o ambiente ao redor. Como não parecer antipática, quando todo mundo pede a sobremesa? Fuja do papel de mártir, coma a mais levinha e, ao chegar em casa, suba as escadas. O equilíbrio está em nossas escolhas.

Gostou desse artigo? compartilhe
Você em primeiro lugar

Junte-se a mais de 100,000 pessoas que recebem conteúdos semanais por e-mail.

Lucilia Diniz desmistifica o que significa viver bem a vida, por dentro e por fora.

Digite um endereço de e-mail válido.
COMPARTILHE ESTE POST
Instagram
YouTube
LinkedIn
Confira também