Junte-se a mais de 100,000 pessoas que recebem conteúdos semanais por e-mail.
Lucilia Diniz desmistifica o que significa viver bem a vida, por dentro e por fora.
Certamente, não foi o brioche. Quando Cristo repartiu o pão, tinha às mãos um belo pedaço de pain au levain. Na onda dos alimentos naturais, o pão volta no tempo para tornar-se mais saudável.
A receita do pão natural sempre foi algo misterioso. Como dá trabalho fazer, há muito tempo optamos pela comodidade do pão francês tradicional – que tradicionalmente é pobre em nutrientes e rico em carboidratos simples. Carboidratos simples são digeridos com facilidade e elevam os níveis de açúcar no sangue mais rapidamente.
Fruto da panificação artesanal, sem adição de produtos químicos, o pão da moda é feito desde a Antiguidade. E do mesmo jeito, a partir do processo de fermentação natural – que usa o levain, uma espécie de levedura viva, no lugar do fermento químico. A levedura (Saccharomyces cerevisiae) atua como agente de crescimento e sabor, de forma isolada ou associada a outros microrganismos, como bactérias lácticas.
O resultado é um pão com a casca mais grossa, crocante e rico em fibras, que são muito importantes para a sua dieta, pois ajudam a controlar a saciedade. Além disso, é uma boa fonte de carboidratos complexos, que garante energia para o dia e possui vitaminas do complexo B.
Algumas padarias já começam a oferecer o pão natural. E também novos negócios estão sendo criados de olho na tendência. Entretanto, já que a busca é pelo natural, o melhor é colocar a mão na massa. Literalmente. Sobre este assunto, está fazendo enorme sucesso o livro lançado recentemente, Pão Nosso – Receitas Caseiras com Fermento Natural, do crítico de restaurantes Luiz Américo Camargo, do jornal O Estado de S. Paulo. Nele é possível encontrar receitas de dezenas de pães à moda antiga: integral, de nozes, de azeitona, de mandioca, baguete e até panetone. Leia um trecho no site da editora Companhia das Letras. Ou acompanhe a entrevista do autor para a rádio CBN.
Já que se trata de uma opção saudável, que tal praticar esta troca vantajosa? Vale lembrar também a minha dica de como “emagrecer” o pãozinho.
Em São Paulo, a Mr. Baker fornece pães feitos de levain no bairro do Itaim
No Rio, o francês Dominique Guerin abriu sua padaria em Copacabana
Assista a vídeo que ensina a fazer a receita.
Junte-se a mais de 100,000 pessoas que recebem conteúdos semanais por e-mail.
Lucilia Diniz desmistifica o que significa viver bem a vida, por dentro e por fora.