Junte-se a mais de 100,000 pessoas que recebem conteúdos semanais por e-mail.
Lucilia Diniz desmistifica o que significa viver bem a vida, por dentro e por fora.
Quem fica parado é poste. Ou uma pessoa que vê reduzida a eficácia da reação. Desde o primeiro dia útil de 2015, o governo da Inglaterra veicula campanha que promove a troca vantajosa do açúcar na dieta. Como na idade adulta o prejuízo é quase irreversível, a meta é combater seus efeitos na infância.
Fisgados pelo açúcar – Saber como o inimigo ataca ajuda a nos defender
A detetive dos rótulos – Toda a verdade das letras pequenas
A nova campanha do governo britânico foi batizada Change4Life (“Mudar para Viver”).
Seu objetivo é incentivar pais a diminuírem a quantidade de açúcar ingerido pelos filhos, através das “sugar swaps” (“trocas doces”).
O objetivo é tentar combater a obesidade infantil, que já atinge uma em cada três crianças do país, protegendo-as contra o açúcar escondido dos doces e fast food e incentivando uma alimentação mais saudável.
Em tom de provocação sadia, a ideia é promover o “desafio do açúcar” com os pais, que revelaram estar com a consciência pesada sobre o tema.
Uma pesquisa realizada revelou que 75% estão preocupados com a quantidade de açúcar ingerida pelas crianças. 50% acreditam que a situação do inimigo está deflagrada em suas casas.
A preocupação não é egoísta.
Pessoas com sobrepeso ou obesas quando crianças têm mais dificuldade de livrarem-se do peso extra quando adultos, e ficam mais expostas por mais tempo aos efeitos da gordura no organismo.
Através do site oficial, da fanpage no Facebook e anúncios, a campanha sugere que sejam feitas trocas vantajosas para substituir os alimentos açucarados. Mais iogurte e menos sorvete, mais biscoitos integrais e menos cereais matinais são algumas das trocas sugeridas.
Campanhas semelhantes já revelaram que o consumo médio de açúcar das famílias diminui 40% após aceitarem o desafio das trocas.
E aqui, no Brasil?
A situação piora sem que iniciativas organizadas possam revertê-la. Segundo pesquisa do programa Meu Pratinho Saudável, 55,7% das crianças cariocas estão acima do peso ideal. Em São Paulo, na região de Paraisópolis, o percentual é de 27,8%.
Comece a praticar o desafio das “trocas doces” por conta própria. Mobilize a família e os amigos, de qualquer idade. Os benefícios colhidos, como maior atividade e convivência, serão compartilhados por todos.
Trocas doces: sai o sorvete, entra banana batida com um copo leite e um pote de iogurte desnatado
Confira o comercial da campanha no vídeo a seguir.
Junte-se a mais de 100,000 pessoas que recebem conteúdos semanais por e-mail.
Lucilia Diniz desmistifica o que significa viver bem a vida, por dentro e por fora.