Dieta com menos gordura melhora o sono

Problemas em dormir? Segundo estudo australiano, a solução pode estar no prato. Dietas ricas em gordura rendem sonolência durante o dia e falta de sono à noite. Leia mais: Dormindo…

Tempo de leitura: 4 min.

Problemas em dormir? Segundo estudo australiano, a solução pode estar no prato. Dietas ricas em gordura rendem sonolência durante o dia e falta de sono à noite.

Leia mais:

Dormindo com o inimigo – Cuidado com quem você leva para a cama

O perigo do “junk sleep” – Na hora de desligar, desligue

Pesquisadores australianos descobriram que homens que consomem dietas ricas em gordura apresentam sonolência durante o dia e problemas em dormir à noite.

E estão também mais sucstíveis a apneia do sono.

Esta é a conclusão do estudo sobre hormônios esteroides e estilo de vida entre homens conduzido pela Universidade de Adelaide e Freemasons Foundation Centre for Men’s Health.

A pesquisa foi feita com base em dados de mais de 1.800 homens com idades entre 35 e 80 anos, incluindo seus hábitos alimentares ao longo de um período de 12 meses.

“Após o ajuste para outros fatores demográficos e de estilo de vida e doenças crônicas, descobrimos que aqueles que consumiram gordura em excesso estavam mais propensos a experimentar sonolência diurna excessiva”, declarou a autora do estudo, Dra. Yingting Cao.

No total, 41% dos homens entrevistados relataram experimentar sonolência diurna, enquanto 47% deles tinham má qualidade do sono durante a noite.

Cerca de 54% tinham apneia do sono leve a moderada, e 25% a tinham de maneira moderada a grave.

Sono ruim e sensação de sonolência durante o dia significa menos energia, o que por sua vez aumenta o desejo por alimentos com alto teor de gordura e ricos em hidratos de carbono, que estão associados a baixa qualidade do sono.

Assim, a má alimentação e sono ruim tornam-se um ciclo vicioso.

“A descoberta tem implicações significativas para entender a atenção e concentração, o que seria de particular interesse para os trabalhadores”.

A pesquisa foi publicada na revista científica Nutrients.

Este texto utilizou informações de matéria publicada no site Science Dailyleia na íntegra aqui (em inglês).

Gostou desse artigo? compartilhe
Você em primeiro lugar

Junte-se a mais de 100,000 pessoas que recebem conteúdos semanais por e-mail.

Lucilia Diniz desmistifica o que significa viver bem a vida, por dentro e por fora.

Digite um endereço de e-mail válido.
COMPARTILHE ESTE POST
Instagram
YouTube
LinkedIn
Confira também