Junte-se a mais de 100,000 pessoas que recebem conteúdos semanais por e-mail.
Lucilia Diniz desmistifica o que significa viver bem a vida, por dentro e por fora.
O importante é manter o foco. Organizar sua lista de compras é um modo de garantir refeições de melhor qualidade. Esse é o primeiro passo para uma reeducação alimentar orientada para a saúde.
Lista de compras – Com diário visual, artista mantém consumo sob controle (ou não)
A dieta dos 30 minutos – Basta um pouco de planejamento para “emagrecer” as compras
Como já vimos, manter o que consumimos sob controle, além de ajudar no bolso, nos torna mais conscientes. Ou seja, também em relação à alimentação, tudo é planejamento. Ter critério ao escolher os produtos que levará para casa evita ter à disposição coisas que você não pode (ou pelo menos, não deveria) comer.
Aprender como comprar de forma inteligente ajuda a fazer as escolhas certas. E também a incorporar hábitos e trajetos no supermercado, de modo a se tornarem definitivos.
1 – Programe suas compras para o dia mais calmo da semana. Isso evitará ansiedade na hora de selecionar os produtos.
2 – Vá ao supermercado, de preferência, sozinha. Crianças, amigas ou parentes podem incentivá-la, mesmo sem perceber, a comprar mais que o necessário.
3 – Nunca faça as compras com fome. Assim, você corre o risco de encher o carrinho de produtos supérfluos ou engordativos. Bem alimentada, você evita os ataques de gula.
4 – Transite somente nas seções que interessam, pegando o que consta da lista. Fuja das seções perigosas: doces, salgados, embutidos. “O que os olhos não veem, o estômago não pede”.
5 – Focalize sua atenção nas laterais e no fundo do supermercado. Lá, você encontra alimentos frescos, tais como frutas, legumes e verduras.
6 – Escolha as hortliças e as frutas de acordo com a safra. São mais baratas, fáceis de achar e muito mais nutritivas.
7 – Primeiro apanhe os produtos não-perecíveis, depois os frescos de geladeira e, por último, os congelados (light, é claro!).
8 – Observe sempre a data de fabricação e o prazo de validade.
9 – Procure diversificar. Não compre sempre as mesmas verduras nem exagere na quantidade, para não perder o prazo de validade. Frutas e legumes, por exemplo, devem ser adquiridos semanalmente.
10 – No caso de pães e frios light, se achar que o conteúdo do pacote excede ao que você normalmente consome, divida em porções menores e congele o restante. Assim, você não desperdiça dinheiro e sempre tem à mão o seu alimento preferido.
Junte-se a mais de 100,000 pessoas que recebem conteúdos semanais por e-mail.
Lucilia Diniz desmistifica o que significa viver bem a vida, por dentro e por fora.