Junte-se a mais de 100,000 pessoas que recebem conteúdos semanais por e-mail.
Lucilia Diniz desmistifica o que significa viver bem a vida, por dentro e por fora.
Qual é a sua ideia de uma vida plena? As definições variam – mas não os ingredientes. Valorizamos objetivo, engajamento, curiosidade e criatividade. Mas não podemos esquecer, por exemplo, do brócolis.
Conte com o poder detox do brócolis – Proteção que vem da horta
Receita – Suflê de brócolis aromatizado com limão
Não é só brócolis, mas esta árvore em miniatura é um bom exemplo. Pesquisadores da Universidade de Otago, na Nova Zelândia, encontraram forte ligação entre o fato de comer frutas e vegetais e o bem-estar.
O estudo, publicado no British Journal of Health Psychology, acompanhou 405 voluntários, todos estudantes universitários, por 13 dias consecutivos. A cada dia, os participantes escreveram em um diário as porções consumidas de frutas, vegetais, sobremesas e batatas fritas, por exemplo. Também responderam a um questionário, cujo objetivo foi o de averiguar níveis de criatividade, curiosidade e estados psicológico e emocional.
Como resultado, as pessoas que comeram mais a chamada alimentação viva relataram níveis maiores de curiosidade, criatividade e emoções positivas.
Não está clara se a ligação entre uma coisa e outra é causal ou direta. Os cientistas aventaram a hipótese de que estar feliz leva a fazer escolhas saudáveis à mesa, e talvez não o contrário.
De qualquer forma, o recado é um só: abuse das frutas e saladas. Já vimos que a recomendação do Guia Alimentar da População Brasileira é consumir no mínimo cinco porções por dia. Faça trocas vantajosas, abuse dos sucos detox e… seja feliz!
Junte-se a mais de 100,000 pessoas que recebem conteúdos semanais por e-mail.
Lucilia Diniz desmistifica o que significa viver bem a vida, por dentro e por fora.