Freekeh, o trigo da boa forma

Começou com os adeptos da alimentação natural. Agora, este grão milenar está chegando aos pratos brasileiros, via Nova York, Londres e outras capitais da Europa, onde figura no cardápio de…

Tempo de leitura: 4 min.

Começou com os adeptos da alimentação natural. Agora, este grão milenar está chegando aos pratos brasileiros, via Nova York, Londres e outras capitais da Europa, onde figura no cardápio de restaurantes inspirados na culinária árabe. Você conhece o trigo freekeh?

Leia mais:

Millet, o novo superalimento – Conheça este grão ancestral que vem da Índia
Pequeno notável – O menor grão do mundo é o novo superalimento

Tradicional na culinária árabe há mais de 4.000 anos, recentemente o também chamado trigo verde caiu nas graças dos fãs da alimentação saudável.

Ele é verde porque é colhido antes da safra, o que resulta na modificação de seu perfil nutricional. Fonte de proteínas de qualidade, é riquíssimo em antioxidantes como a luteína, o que protege especialmente os olhos contra a degeneração macular.

Destaque para o aporte de fibras: em 100 gramas de trigo freekeh são encontradas 16 gramas de fibras, quatro vezes mais que o arroz integral. São elas quem proporcionam a ótima sensação de saciedade, auxiliando também na regulação intestinal e controle do açúcar no sangue, o que contribui fortemente para a perda de peso.

Com baixo índice glicêmico e quase tantas proteínas quanto a quinoa, o trigo verde é considerado um prebiótico, pois estimula a proliferação de bactérias do bem no sistema digestivo. Para ser utilizado, deve ser hidratado previamente por 15 minutos, e depois drenado.

A dica é fazer a troca vantajosa: sai o arroz branco, entra o freekeh, em receitas como sopas e risotos. Ou, mais prático ainda, na salada. A um tanto deste trigo cozido, basta adicionar azeitonas e amêndoas em pedaços com suco de limão, azeite, sal e pimenta a gosto. Fica ótimo acompanhando carnes grelhadas.

Por enquanto, para contar com o produto é preciso pesquisa. As pequenas quantidades importadas por empórios árabes acabam rapidamente. Procure em casas de produtos naturais ou, mais facilmente, pela internet.

Freekeh, o trigo que emagrece

Salada com freekeh cozido, azeitonas, amêndoas e ervas frescas

Gostou desse artigo? compartilhe
Você em primeiro lugar

Junte-se a mais de 100,000 pessoas que recebem conteúdos semanais por e-mail.

Lucilia Diniz desmistifica o que significa viver bem a vida, por dentro e por fora.

Digite um endereço de e-mail válido.
COMPARTILHE ESTE POST
Instagram
YouTube
LinkedIn
Confira também