Junte-se a mais de 100,000 pessoas que recebem conteúdos semanais por e-mail.
Lucilia Diniz desmistifica o que significa viver bem a vida, por dentro e por fora.
Popeye tinha razão. O espinafre e alimentos ricos em tirosina nos ajudam a ficar fortes e ágeis. Com as calçadas que vemos pela cidade, desviar dos obstáculos enquanto andamos acaleradas pode ser uma vantagem.
A cena é comum e devemos estar preparadas: o telefone toca, a bolsa é grande e, no meio da urgência, surge um buraco no meio do caminho. Pense rápido!
Para reflexos mais ágeis, garanta espinafre e ovos no prato. Segundo pesquisadores da Leiden Univesity e da University of Amsterdam (Holanda), o aminoácido presente nestes alimentos, a tirosina tem um efeito estimulante sobre nossos reflexos, assegurando a capacicidade de paramos com equilíbrio em meio a uma corrida rápida, por exemplo. Os benefícios são concentrados na área do cérebro que comanda os músculos.
Ou seja, alimentos ricos em tirosina melhora nossas capacidades intelectuais e de propiocepção – a capacidade de determinar onde estão posicionadas todas as parte do corpo na execução de todo tipo de movimento em qualquer momento. Ou seja, é recomendado para estudantes em maratona de provas, e quem encara exercícios físicos mais atléticos, como o meu treino LIT (Lucilia Intensivo Treino) – já conhece?
Tirosina é importante para a estrutura de todas as proteínas do corpo. Também é um precursor de muitos neurotransmissores, como a L-dopa, dopamina, norepinefirina e apiefrina. E ainda pode ajudar no stress.
Além de espinafre e ovos, a tirosina também pode ser encontrada em no queijo cottage, tofu e alimentos à base de soja. Todos vão muito bem como ingredientes de pratos light. Aproveite nossas Top 5 Receitas Light para inspirar sua próxima refeição. Ou vá direto na nossa receita de omelete de claras e acrescente o vegetal.
A utilidade deste estudo é coletar informações para uma sociedade que quer envelhecer com saúde. E também para chegar bem até lá. Afinal, já falamos aqui que, em qualquer idade, o importante é atitude. Mas ficar esperta e ágil ajuda bastante. Se vamos descer do salto, que seja impactante. Mas que não seja por conta de uma queda!
Junte-se a mais de 100,000 pessoas que recebem conteúdos semanais por e-mail.
Lucilia Diniz desmistifica o que significa viver bem a vida, por dentro e por fora.