Junte-se a mais de 100,000 pessoas que recebem conteúdos semanais por e-mail.
Lucilia Diniz desmistifica o que significa viver bem a vida, por dentro e por fora.
Você está quieta no seu canto, sem comer nada. E, ainda sim, sente-se inchada? A culpa pode estar na retenção de líquidos. São muitos os fatores que a provocam, entre eles nossa própria alimentação. E é por aí que vamos começar a aliviar este peso extra.
O inchaço pode ter várias origens: excesso de peso, sedentarismo, má alimentação e o acúmulo de substâncias tóxicas no organismo. A retenção de líquidos acontece pelo extravasamento de um fluido pobre em proteínas do sangue, que sai dos vasos sanguíneos em direção aos tecidos subcutâneos e tem dificuldade de ser eliminado.
Quanto à alimentação, a causa pode estar no consumo de sal em excesso – na maior parte das vezes, “escondido” nos alimentos processados, como enlatados; e nas comidas prontas, como congelados. Para evitar esse problema, aposte no poder do detox.
Para amenizar os efeitos do sódio, a minha dica é simples. E perfeita para estes dias mais quentes. O antídoto são folhas verdes nas saladas. Ricas em potássio, sua presença decora o prato, aporta fitonutrientes e combate a retenção de líquidos.
Na hora de fazer a feira, aposte em alface, espinafre, rúcula e agrião. Pepino e aspargos também são excelentes diuréticos, pois têm 90% de água e ajudam na missão de equilibrar nossa saúde.
Consumir sucos detox também ajuda – e muito. Já falamos aqui sobre o suco verde, o suco de melancia com gengibre, o agente laranja e o já famoso Red Lu. Recentemente, apresentei a versão que leva água de coco, uma delícia!
E, embora esteja calor, saiba que você pode contar com o poder do chá, tanto o verde quanto o branco – basta tomar gelado.
Junte-se a mais de 100,000 pessoas que recebem conteúdos semanais por e-mail.
Lucilia Diniz desmistifica o que significa viver bem a vida, por dentro e por fora.