Junte-se a mais de 100,000 pessoas que recebem conteúdos semanais por e-mail.
Lucilia Diniz desmistifica o que significa viver bem a vida, por dentro e por fora.
Resistir aos bolos e demais doces é sempre difícil, não? Mas existem truques que permitem comermos sem nos preocupar com a balança. Se você não vive sem doces e bolos, vale a pena pensar em ingredientes que possam substituir parte da farinha, do açúcar, da manteiga e dos ovos em suas receitas prediletas.
Fazer isso significa bancar o Midas Light, ou seja, pensar em uma alquimia que transforme tudo que é gordo em algo menos calórico – e bem mais nutritivo.
Dediquei vários anos e capítulos dos meus livros a esse tema das trocas vantajosas.
E quando falo em substituições, minha intenção é trazer conceitos (e não receitas prontas) que possam ser adaptados ao preparo de qualquer prato.
Entre as experimentações mais inusitadas que fiz recentemente, destaco as seguintes:
– Ao fazer cookies ou brownies, experimente substituir 1 xícara de farinha por 1 xícara de feijão preto cozido e amassado. Assim fica com menos calorias e muito mais light.
– Uma xícara de purê de maçã equivale a 1 xícara de açúcar na preparação de um bolo. No entanto, a receita pode ficar mais liquefeita do que a original. Para compensar esse efeito, o truque é diminuir ¼ dos demais ingredientes líquidos solicitados durante o preparo.
– Meia colher de extrato de baunilha equivale a 2 colheres de açúcar. Se uma receita pedir por exemplo 1 copo de açúcar, esta é uma substituição que pode economizar facilmente umas 400 kcal.
– Uma xícara de purê de abacate pode substituir uma xícara de manteiga, já que ambos têm a mesma consistência cremosa. Em receitas que pedem manteiga e óleo, uma xícara de banana amassada também pode gerar esse efeito.
– Uma colher de sopa de chia imersa em uma xícara de água (descansando por 15 minutos) equivale a um ovo na massa.
Parece estranho?
Vale a pena testar!
Veja outra dica para combater a vontade de comer doces.
Junte-se a mais de 100,000 pessoas que recebem conteúdos semanais por e-mail.
Lucilia Diniz desmistifica o que significa viver bem a vida, por dentro e por fora.